19 de setembro de 2010

Dia 19 - Um talento

Este tema tem tudo para ser difícil de escrever. Hoje em dia as pessoas estão tão condicionadas a valorizar o negativo que escrever ou enumerar defeitos é algo fácil e rápido. Mas falar sobre qualidades... Fora a necessidade do politicamente correto, a tendência de dispensarmos um elogio logo de cara, com medo de parecermos esnobes e que gostem menos da gente como consequência. Logo, para contrariar esse mal do qual eu também padeço, vou colocar a modéstia de lado, e falar rápido das minhas qualidades. Não sei se todas se encaixam na categoria talento, mas isso faz parte de ir contra a corrente.

1. Escrever: inegável, afinal estou escrevendo num blog, mas o fato é que eu sempre gostei de ler e escrever. Sempre. Quando eu vejo que a média de leitura de um brasileiro é de 3 livros por ano, então, essa diferenciação fica ainda mais flagrante. Lembro que quando eu tinha 10 anos já tinha um caderno para escrever poesias. Apesar de ingressar no colegial técnico para Edificações, decidi mudar de carreira e fiz faculdade de jornalismo, mesmo sabendo que eu não queria exatamente escrever em uma redação de jornal ou ser apresentador de telejornal (aliás, muito pelo contrário). Mas, quando comecei a trabalhar como assessor de imprensa, pude destilar esse talento nato para escrever em sua versão atualizada: escrever bem sobre (quase qualquer assunto). Pense num tópico: estética, turismo, moda, tecnologia, indústria, economia, alimentação, lazer. Posso escrever um texto muito bom sobre cada um deles em um tempo relativamente curto.

2. Desenhar: esse cai também na categoria hobby, que é tema do post de amanhã, mas ainda está na lista de talentos não explorados. Um dos meus sonhos pro futuro é poder fazer um curso de desenho (de arte, não técnico) e verificar se isso é uma veia artística latente ou apenas uma inclinação natural vinda da exposição aos quadrinhos desde que aprendi a ler.

3. Autoconhecimento: isso pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Quem me conhece ou lê este blog há muito tempo sabe da minha tendência de superanalizar cada acontecimento banal da vida, em busca de um significado oculto que me ilumine as ideias. Ainda não tive sorte nessa, mas posso dizer que mantenho um nível de autocrítica acima da média. Estou utilizando isso nas últimas semanas para ser mais tolerante com os outros, em vez de agir da maneira oposta. Tentando empregar isso como um talento. Eu chego lá.

Nenhum comentário: