4 de setembro de 2010

Dia 4 - Livro favorito

Isso já é mais fácil, apesar de que felizmente eu leio muito, e posso comprar muitos dos livros que tenho vontade, taí um privilégio de que não abro mão. Mas, se é pra pegar um que sempre me dá prazer de reler, é esse ao lado, Rainha da Tempestade. A primeira vez que eu li minha irmã tinha pegado emprestado de uma colega de trabalho, e foi o primeiro livro que caiu nas minhas mãos e unia ficção científica, poderes mentais e planetas distantes, com questões tão humanas quanto os sentimentos, a sexualidade, e as amarras a que estamos submetidos - tanto aquelas impostas pela sociedade quanto por nós mesmos. Claro que na época eu não tinha nem metade disso claro em mente, mesmo assim, ler esse livro (e reler, e reler...) é sempre um prazer.

Já o outro que quero falar aqui é O Mistério dos Sete Relógios, o primeiro da Agatha Christie que eu comprei quando tinha começado a trabalhar. Lembro que comprei em uma banca de jornal, e simplesmente devorei, não consegui largar mais. Tive de comprar quase toda a coleção. Infelizmente, eu descobri uns dez anos depois que livros em papel jornal são péssimos para a saúde, e tive de vender minha coleção. Ajudou muito aqui em casa na época das vacas magras, e desde então mantenho as histórias (todas originais, embora ela revisite alguns temas) da Rainha do Crime muito bem guardadas na memória. O livro é muito mais moderno do que pode parecer, e a riqueza dos personagens, misturando o humor irônico de Mrs. Christie com seu excelente poder de descrição, torna esse livro um clássico indispensável para qualquer fã de literatura policial que se preze.

Nenhum comentário: