1 de outubro de 2007

A Mudança de Perspectiva

Eu sou aquariano. Minha mãe também. E meu ascendente também é um Aquário. Ou seja, aquela lei da atração e repulsão (aquela que diz que os opostos de atraem e os semelhantes se repelem) acaba se pronunciando de vez em quando.

Quando eu saí do armário (detesto esta expressão, mas na falta de algo melhor...), há uns 3 anos atrás, fiquei impressionado. Em vez do chorar e ranger de dentes de que meus amigos falavam, não houve nenhum dramalhão. Claro que foi uma conversa difícil, principalmente porque ninguém aqui de casa costuma falar abertamente dos sentimentos. Mas foi a primeira vez em que minha mãe admitiu ter expectativas em relação a mim que não seriam realizadas, e eu pude dizer que tinha meus próprios sonhos e desejos, independentes do dela.

Claro que, enquanto eu não namorasse ou demonstrasse a minha opção (também na falta de expressão melhor, sorry!), isso não gerou atrito. Mas sempre que eu deixava "escapar" uma frase ou minha mãe estava mais comunicativa, ela insistia em perguntar se eu não iria me casar, se eu não teria filhos, se, se, se..

Na semana passada, ela começou a ver as coisas de um outro ponto de vista. Ela foi à casa de uma tia dela, que também ficou viúva há pouco tempo. E essa tia contou para a minha mãe que um dos filhos dela também é gay, e que está casado com um cara e morando em Brasília há quase 10 anos. E assim, numa boa, sem neuras. A tia disse que adora o genro dela, e que a mãe do genro dela também adora o filho. Pronto. Serviu muito para a minha mãe começar a rever alguns conceitos, e aceitar um pouquinho mais da realidade, que um dia eu não vou procurar uma mulher, e sim um homem para dividir a minha vida.

Ah, sim. Não posso deixar de comentar que o casal gay de Paraíso Tropical também ajudou ela a mudar essa opinião. Sim, eles eram quase assexuados. Sim, eles eram quase personagens quartenários, de tão coadjuvantes, mas pelo menos já é um avanço em relação à mídia do século passado (putz, estou velho!). Que era inconcebível, e tabu, um casal de rapazes ser até mesmo insinuado, quanto mais viverem às caras e dividirem a mesma cama. Acho que ainda há esperança para a Rede Globo...

Nenhum comentário: